Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Magical Mystery Tour

 Após o choque da morte de Brian Epstein, os quatro Beatles se reuniram no dia 1 de setembro de 1967 para traçar os rumos da banda. Decidiram seguir com o projeto "Magical Mystery Tour" e no dia 5 de setembro iniciam a gravação de I Am the Walrus. Este projeto geraria sete musicas e um filme. Com apenas seis músicas, a EMI decidiu lançá-lo no formato EP duplo, junto a um mini-livro de 28 páginas e com as letras das canções.

 A Capitol Records, gravadora responsável pelos lançamentos dos Beatles nos EUA, não achou conveniente este formato para o mercado americano e resolveu lançá-lo no formato LP. Para isso, concentrou todas as músicas do lançamento em EP no lado 1, e utilizou as cinco músicas lançadas durante o ano de 67 com compacto simples no lado 2. O formato do lançamento inglês foi seguido pelo resto do mundo, inclusive a qui no Brasil. O formato americano permaneceu inédito no mundo até novembro de 76, quando atendendo a pedidos dos fãs foi editado na Inglaterra, e em seguida ao redor do mundo. 
 Atualmente, este é o formato que prevalece. 
 A gravação A gravação das músicas da trilha sonora do filme iniciou-se no dia 5 de setembro de 1967 com "I Am The Walrus" e estendeu-s até o dia 17 de novembro de 67. Neste período, sete músicas forma gravadas ( as seis doEP, mais "Hello Goodbye" que junto com "I Am The Walrus" foi lançada como compacto simples no dia 24 de novembro de 67).

Nenhum comentário:

Postar um comentário