Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Yellow Submarine


Yellow Submarine é o álbum trilha-sonora lançado pelos The Beatles, que corresponde ao filme de mesmo título.Em contraste com a recepção do filme pela crítica, este é considerado o disco mais fraco dos Beatles e o único disco a não alcançar o 1° lugar nas paradas nos EUA e no Reino Unido (a melhor posição foi o 2° lugar, curiosamente com o "Álbum Branco", lançado 2 meses antes, em 1° lugar). É um álbum que destoa do resto da discografia da banda, já que somente as seis músicas do lado A são do grupo e apenas quatro delas são inéditas e ainda assim foram gravadas entre 1967 e 1968.
 A história do filme se passa na cidade de Pepperland, quando os "Maldosos Azuis" (Blue Meanies) atacam a cidade para acabar com o amor, a música e as cores. É quando os Beatles entram em ação a bordo do submarino amarelo para acabar com eles. O filme é recheado de músicas e cores psicodélicas e é considerado um marco na animação, porém no tempo dos Beatles não levaram como um projeto primário.
Quando a King Features fizeram alguns curtas animados baseado nos Beatles (isso no auge da Beatlemania) eles tiveram carta branca de Brian Epstein para fazer um longa metragem sobre os Beatles com base em "Fantasia", obra de Walt Disney. Porém com o trabalho sempre adiado e após a morte de Brian, a empresa cobrou que fosse cumprido o trato.

Os Beatles abriram a “Apple Films” subdivisão da Apple e decidiram resolver esse problema dando 6 músicas para a trilha sonora, mais todo seu catálogo de músicas para ser usado no filme e George Martin se prontificou a fazer a trilha musical. Os Beatles não gravaram as vozes para o desenho e nem sequer acompanharam o roteiro e produção. Segundo George Harrison: “Tivemos um ou dois encontro com eles, não estávamos a par da produção, quase não nos envolvemos.” George Martin disse que eles agiram mais ou menos assim: “Esta bem, vamos dar a esses caras a maldita trilha, mas sem nos estafarmos. Vamos colocar o que nos der na telha.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário